615livros

Informações sobre o roubo

In informações on 27 de agosto de 2009 at 14:49

Até o presente momento temos poucas informações sobre o roubo. A polícia já foi informada e está investigando o caso.

Sabe-se que os livros podem ter sido furtados a partir do primeiro semestre de 2008, quando o acervo da biblioteca fora contado pela última vez. Parece mais provável que o roubo tenha ocorrido como um “escoamento” ao longo de um grande período de tempo e não em apenas em um evento, mas não se pode afirmar nada. Alguns dos livros roubados foram dados como devolvidos à biblioteca na metade do mês de julho de 2009, ou seja, ainda que tenha ocorrido em etapas, o roubo vinha acontecendo até muito recentemente.

Trata-se, sem sombra de dúvida, de um furto com proporções astronômicas, feito de forma planejada. De todo modo, a intenção deste blog é divulgar o ocorrido e sensibilizar a todos, para que a perda possa ser, de alguma forma, recuperada. Assim que a lista de títulos furtados for divulgada pelos responsáveis pela biblioteca, a divulgaremos aqui.

Precisamos, mais do que nunca, nos unir para manifestar nossa indignação e torná-la algo positivo.

Anúncios
  1. Sou a favor da campanha, repassei aqui no escritório, mas acho que mais do que o roubo dos livros, fica uma questão – o que a Escola fará para evitar que possíveis danos como estes sejam repetidos?

    Como os funcionários não perceberam uma diminuição de mais de 10% no número de livros que operam em seu ambiente de trabalho? Qual o real compromisso deles com a biblioteca – lembrando que estes funcionários são funcionários públicos concursados.

    É normal um novo inventário da biblioteca demorar 20 meses para acontecer?

    O que será feito no sistema de controle de entrada e saída de livros da biblioteca? Ambas as portas de acesso tem o detector? Quais destes livros foram emprestados recentemente? Muitos dos livros não podem sair da biblioteca.

    A atual direção fez um pronunciamento aos alunos, professores e funcionários por email. E o atual reitor, que teve apoio da ESDI em sua candidatura, se posicionará sobre o assunto? O quanto ele pode ajudar junto aos orgãos competentes para resolver o assunto na esfera estadual, como a policia civil do estado? Em seu discurso antes da eleição na faculdade, ele disse que a ESDI era um patrimônio da UERJ.

    Faço estas perguntas pois acho que se existe uma campanha para novas doações, gostaria de saber o quanto estes novos livros estarão mais bem protegidos do que estavam aqueles que foram levados.

    Abraços a todos,

  2. se possível, postem a lista dos livros roubados.
    para algum tipo de busca, em sebos, talvez, ou até para uma eventual futura reposição.
    roubar a biblioteca de uma instituição pública é muito mal. muito.

  3. Quando acho que já vi de tudo na UERJ, descubro que sempre há mais coisas para me espantar. É seriíssimo. Dêem encaminhamento, pois acho que, além de mim, há muitas outras pessoas que quererão apoiar alguma resposta responsável, políticamente viável e inteligentemente construída a essa demanda estranha, pero no mucho.
    Saudações
    Sandro Félix (ILE)
    Veteraníssimo Uerj

  4. Caros,
    preciso fazer contato com pessoas que narrem essa história direito, pra uma reportagem. Quando puderem, entrem em contato comigo pelo tel. (21) 3231-9324 ou (21) 8283-8491. Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: